quarta-feira, 4 de março de 2009

Abragames incentiva o desenvolvimento de jogos

A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos.

Empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos podem se associar à Abragames ou então se afiliar, no caso de instituições que atuem em atividades relacionadas a jogos.

Além de divulgar notícias sobre o tema, é possível pesquisar cursos, vagas e eventos e novidades sobre o mundo do videogame.

O aumento nas vendas no ano passado foi de 30%. E esta é a oportunidade para muitos jovens que cresceram jogando videogame.

Eles passaram a infância jogando vídeo game e transformaram a diversão em profissão.

“Todos os meus amigos sentem um pouco de inveja disso, você está trabalhando com o que gosta”, diz Vicente Vieira Filho, programador de games.

Para estes jovens que desenvolvem jogos pra computador e celular, o mercado de games é coisa séria. Vicente fez ciência da computação e virou empreendedor. Tem nove funcionários. Eles vendem jogos para a Europa e Estados Unidos. Saem ganhando quando o dólar sobe.

“A crise, apesar de todas as reações adversas, gera oportunidades, então, por exemplo, com a alta do dólar pra quem exporta é interessante”, afirma.

O crescimento da indústria de games ignora a crise. Os números da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos são animadores.

Em 2008, o a venda de softwares, os programas de computador, aumentou 31%. Na parte de equipamentos e acessórios o faturamento foi 8% maior.

A indústria de jogos eletrônicos está vencendo a crise econômica de forma estratégica. Em vez de adversária, passou a encarar a crise como uma oportunidade.

É em momentos assim, de dificuldades financeiras, que os consumidores procuram se divertir gastando menos e, de preferência, sem sair de casa. O aumento do consumo de jogos eletrônicos é uma aposta certa.

Outra empresa do Recife acaba de investir em novos computadores e se prepara pra crescer ainda mais. Vai reforçar a equipe de 26 funcionários.

O salário médio nesta área é de R$ 2.300. O número de empresas também deve aumentar em cerca de 20%, segundo estimativas do setor. Neste campo, o Brasil tem muito talento e fôlego pra crescer, dentro e fora do país.

“Aqueles que souberem trabalhar bem na crise, vão se sobressair num momento difícil. Entretenimento barato nunca vai ser demais num momento como este. Todo mundo vai ganhar, o usuário e a indústria de jogos também”, comenta Ivan Patriota,especialista em games.

0 comentários:

Postar um comentário

 

MiLoKa. Design By: SkinCorner